"; PlayWin.document.write(winContent); PlayWin.document.close(); // "Finalizes" new window // UniqueID = UniqueID + 1 // newWinOffset = newWinOffset + 20 // subsequent pop-ups will be this many pixels lower }

segunda-feira, junho 27, 2011

Leite, a causa da diabete juvenil?

Não dê aos seus filhos leite de vaca, especialmente se houver um historial de diabetes na sua família. Por mais fantasioso que possa parecer, beber leite de vaca, durante a infância, pode despoletar diabetes de tipo I anos mais tarde em jovens predispostos genéticamente para isso. Isto sugere que a diabetes juvenil é um certo tipo de alergia a alimentos. Isto também significa que afastando as crianças dos produtos lácteos durante o primeiro ano de vida, provavelmente o periodo mais crítico, pode salvar muitas crianças de ficar diabéticas.

A evidência de que o leite pode conduzir á diabetes de tipo I está a aumentar.
Eis como os especialistas pensam que acontece. Algumas proteinas do leite de vaca produzem o antigene (substância estrenha) que enlouquece o sistema imunitário e o faz atacar os seus próprios tecidos - neste caso as células betas do pâncreas - destruindo a capacidade que estas células têm para produzir insulina.

Além disso, as crianças que são alimentadas ao peito da mãe e privadas de leite de vaca por periodos mais longos estão muito menos dispostas a desenvolver diabetes. Outro estudo recente feito pelos investigadores do Children's Hospital em Helsínquia, comparando a exposição precoce ao leite de vaca com riscos posteriores de diabetes, é incriminatório. Descobriram que crianças que só beberam leite materno durante os primeiros 2 a 3 meses de vida atenuaram as suas hipóteses de desenvolver diabetes em 14 a 40%. Periodos mais longos em que se evita o leite de vaca diminuem ainda mais os riscos de diabetes. Crianças a quem não se forneceu suplementos de leite de vaca até aos 4 anos de idade tiveram um risco 50% menor de desenvolver diabetes.

Investigadores suécos no instituto Karokinska em Stocolmo também verificaram que os jovens desde o nascimento até aos 14 anos que comem mais comidas ricas em proteínas e hidratos de carbono complexos, e alimentos com nitrosaminas estão mais sujeitos a desenvolver diabetes. Eles poêm a hipótese de que algumas proteínas podem atacar directamente as células beta do pancreas; por exemplo, alimentos ricos em hidratos de carbono complexos tais como o pão também são muitas vezes ricos em gliadina de trigo: uma proteína que já foi demonstrada prejudicar células beta em ratazanas. As nitrosaminas, agentes causadores de cancro, algumas vezes encontrados em toucinho cozinhado, poderam também ser tóxicas para as células beta.

"Sabemos que os factores genéticos predispoêm algumas pessoas para a diabetes. Mas todos os dados sugerem que o estilo de vida, sobretudo dieta e exercício, podem determinar se esses factores genéticos se manifestam em doença."-James Barnard, Ph.D, professor de ciência fisiológica na UCLA.


Autor: Carper, Jean
Titulo: Food, your miracle medicine
London, Simon & Schuster Inc, 1997
p.488

Etiquetas: , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home


hits: